- Ano: 2011
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra se resume como sendo uma ave pousando no solo, dominando o cume sobre o qual se senta, cercada por montanhas e cactos.
É uma composição de caráter agressivo com um sentido de liberdade e de domínio, transmitindo essas sensações ao visitante, já que no seu interior esse conceito é refletido em uma atmosfera de paz criada principalmente pelas vistas ao rio Salado, assim como a sinfonia que surge do manancial que emana da montanha e de suas piscinas naturais cheias de peixes que envolvem a residência.
Essa residência está composta, em sua maioria, de terraços ao ar livre, sendo a sala de jantar o espaço mais gratificante, já que este está projetado como um mirante em balanço sobre a encosta de mais de 40 mts de altura. Todos os espaços possuem como fuga visual o grande desfiladeiro do rio.
O desenho privilegiou o uso de materiais da região, a fim de que a construção possa se mimetizar com o entorno árido, por isso a utilização da cor terracota. A criação das dunas de pedras, conferem a ideia de um entorno fluído e suave, além disso, a utilização de materiais pétreos faz com que a obra pareça estar cravada no solo.
A partir disso, surge uma estrutura audaz e dinâmica como uma escultura. A mimetização da obra com o meio faz com que o usuário desfrute não só da edificação, mas também da paisagem.
ASPECTOS TÉCNICOS.
Dentro do processo construtivo, existem grandes lajes em balanço e muros. No caso dos muros, seu processo construtivo foi feito com uma malha criada por vigas e estribos. As lajes, por sua vez, foram feitas a partir de vigas tipo Warren para gerar a esbeltez desejada.
MATERIAIS UTILIZADOS.
Na obra foram utilizados somente materiais da região, como o tijolo de barro, pedra vulcânica (de Colima) e concreto tratado à mão.